O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) emprega em seu gabinete, na Câmara, um assessor apontado como operador de um esquema de “rachadinha”.
O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) emprega em seu gabinete, na Câmara, um assessor apontado como operador de um esquema de “rachadinha”.| Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

O deputado federal Arthur Lira (Progressistas-AL) emprega em seu gabinete, na Câmara, um assessor apontado como operador de um esquema de “rachadinha” na Assembleia Legislativa de Alagoas no período em que Lira era deputado estadual. Segundo acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República, o secretário parlamentar Djair Marcelino é citado como um dos envolvidos no grupo criminoso responsável por desviar R$ 254 milhões dos cofres públicos. No período que em trabalhava com Lira, Marcelino sacou ao menos dez cheques de outros servidores do gabinete e transferiu para a conta de pelo menos 12 parlamentares envolvidos na prática, que teria ocorrido entre 2001 e 2007, segundo investigações do Ministério Público. Líder do Centrão, bloco que reúne dez partidos, Arthur Lira é o favorito do Palácio do Planalto para ocupar a presidência da Câmara dos Deputados pelos próximos dois anos.