Ataques RN
Pelo menos 18 cidades do RN sofreram ataques criminosos contra bens e prédios públicos, suspeita é de retaliação do tráfico de drogas.| Foto: reprodução/redes sociais

Os ônibus do transporte coletivo de Natal, capital do Rio Grande do Norte, começaram a ser recolhidos no final da manhã desta quarta (15) após novos ataques de criminosos contra veículos e edifícios públicos. A onda de atentados se estende desde a noite de segunda (13) em várias cidades do estado mesmo após a chegada de mais de uma centena de agentes da Força Nacional de Segurança nesta manhã.

Segundo informou a Secretaria de Segurança Pública do estado à Gazeta do Povo, a queima de pelo menos um coletivo na zona oeste da cidade gerou o recolhimento de parte da frota de ônibus. Outros ataques foram registrados, mas as circunstâncias ainda estão sendo apuradas.

O balanço mais recente das forças de segurança, no meio da manhã, aponta a prisão de 31 suspeitos pelos ataques e a apreensão de 30 artefatos explosivos e oito galões de gasolina. Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, disse que os ataques foram registrados oficialmente em 17 cidades do estado, embora a população tenha informado atentados em 28 municípios segundo a imprensa local.

Logo após uma longa reunião com agentes da segurança pública do estado pela manhã, Fátima Bezerra disse que dez cidades ainda registravam ataques dos criminosos, mas que a queda ainda não significa uma volta à normalidade. “No total, ainda não. Mas, graças a Deus está diminuindo a violência”, afirmou.

A governadora disse, ainda, que o envio da Força Nacional ocorreu em “tempo recorde”, e que a volta do transporte coletivo na capital deve ser normalizada por volta das 15h.

A polícia ainda investiga quem são os autores dos ataques, mas a suspeita é de que sejam uma retaliação de organizações criminosas do tráfico de drogas após operações policiais realizadas na semana passada. Um dos supostos líderes dos ataques foi transferido nesta terça (14) para o Sistema Penitenciário Federal.