Presidente Jair Bolsonaro
Questionados sobre a maneira que Bolsonaro vem administrando o País, 63% responderam que desaprovam e outros 29% concordam com a administração do presidente.| Foto: Marcos Correa/PR

A última pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira (17) mostra um crescimento da avaliação negativa da gestão do presidente Jair Bolsonaro. O levantamento mostra a continuidade dessa tendência, já registrada nas últimas apurações realizadas. Desde outubro de 2020, a reprovação do governo passou de 31% para os atuais 54% que consideram o governo ruim ou péssimo. Por outro lado, 23% das pessoas ouvidas consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom, dois pontos percentuais a menos do que a  última pesquisa divulgada em julho. Já para 20% o governo é regular. Esses são os dois piores números apresentados desde o início da série realizada pela XP/Ipespe.

Questionados sobre a maneira que Bolsonaro vem administrando o País, 63% responderam que desaprovam e outros 29% concordam com a administração do presidente. “A insatisfação vem acompanhada de uma piora na percepção da direção da economia. O grupo dos que a veem no caminho errado, que vinha diminuindo a partir de abril, cresceu 4 pontos percentuais e chegou a 63%, mesmo patamar registrado em maio”, aponta o levantamento.

Sobre um eventual impeachment do presidente Jair Bolsonaro, 50% dizem que são favoráveis contra 46% dos entrevistados que se mostram contrários. O número de pessoas que não respondeu ou não soube responder chegou a 4%. Há seis meses, os favoráveis eram 46% e os contrários, 47%. Foram realizadas 1.000 entrevistas, de abrangência nacional, de 11 a 14 de agosto. A margem de erro apontada pela pesquisa é de 3,2 pontos percentuais.