Vacina de Oxford
A carga de vacinas vinda da Índia será transportada em voo comercial da companhia Emirates ao aeroporto de Guarulhos.| Foto: Justin Tallis/AFP

O avião com o carregamento de 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca já saiu de Mumbai, na Índia, e está a caminho do Brasil. De acordo com informações da Fiocruz, a previsão é que os imunizantes cheguem ao País em um voo comercial da companhia Emirates, que deve pousar no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, por volta das 17h40 desta desta sexta-feira (22).

Logo depois de cumprir os trâmites burocráticos, os lotes com as vacinas seguem diretamente para o aeroporto internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, para desembarque e trajeto até a Fiocruz. “Em obediência às normas regulatórias, as vacinas passarão, no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), por checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem, com etiquetagem das caixas com informações em português, que deve ocorrer ao longo da madrugada e na manhã de sábado (23)”, afirmou a instituição.

Ao longo de todo o trajeto até Bio-Manguinhos/Fiocruz, as vacinas estarão armazenadas em seis caixas do tipo pallets, que serão acondicionadas em envirotainers, pequenos containers utilizados para transportes de carga com controle de temperatura, onde serão mantidas entre 2 a 8ºC.

A previsão é de que as vacinas de Oxford/ AstraZeneca estejam prontas para distribuição na tarde de sábado (23). Toda a logística de distribuição ficará sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.