Ministro Marcelo Queiroga depõe na CPI da Covid.
Ministro Marcelo Queiroga depõe na CPI da Covid.| Foto: Pedro França/Agência Senado/Ag

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), salientou que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não declarou sua posição sobre o uso da hidroxicloroquina em pacientes com Covid-19. Segundo Aziz, Queiroga "com certeza" será reconvocado para falar mais uma vez à CPI.

Questionado, o ministro respondeu que não poderia se pronunciar porque a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) ainda está avaliando e elaborando o protocolo de tratamento da Covid-19. Isso irritou os integrantes da CPI, especialmente a cúpula do colegiado.

No depoimento mais longo desde o início da CPI da Covid do Senado, Queiroga também afirmou ter recebido do presidente Jair Bolsonaro autonomia para exercer a função. Ele, que assumiu o posto em 23 de março, falou à CPI entre 10h30 e 20h30 desta quinta-feira (6). A falta de autonomia foi a tônica dos dois depoimentos que antecederam os de Queiroga, concedidos pelos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, na quarta (4) e na quinta-feira (5), respectivamente.