O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou nesta segunda-feira (4) que a Corte eleitoral resistiu a “ataques grosseiros e mentirosos”. Barroso também garantiu que as eleições de 2022 irão ocorrer de forma livre. O ministro discursou durante o Seminário Internacional Integridade Eleitoral na América Latina, promovido pelo TSE,  para a abertura dos códigos-fonte das urnas eletrônicas.

O ministro disse que tem preocupação “obsessiva” com a transparência do processo eleitoral. A abertura dos códigos foi antecipada, normalmente o evento ocorre seis meses antes do pleito. Sem citar nomes, Barroso também ressaltou que ataques a instituições são uma "forma de minar a democracia”, segundo Correio Braziliense. Há alguns meses, o presidente Jair Bolsonaro intensificou as críticas ao sistema eleitoral brasileiro e ao próprio Barroso, na defesa do “voto impresso auditável”.

“A estratégia antidemocrática ataca instituições judiciais e eleitorais como forma de minar a democracia e, para protegê-la, só há um remédio na farmacologia jurídica: instituições fortes, sociedade civil mobilizada e imprensa livre. Por essa razão, somos todos militantes da proteção da democracia no Brasil”, afirmou Barroso.