barroso - stf - tse - urnas eletrônicas - forças armadas - militares
No artigo, Barroso afirma ainda que a implantação de uma agenda liberal proposta por Michel Temer, que sucedeu a petista, foi prejudicada pelas denúncias de corrupção.| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que o real motivo para o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016 foi a falta de apoio político e não as pedaladas fiscais. A declaração faz parte de um artigo escrito por Barroso para a primeira edição da revista do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Trechos do texto, que ainda não foi publicado, foram revelados pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira (3). "A justificativa formal foram as denominadas 'pedaladas fiscais' – violação de normas orçamentárias –, embora o motivo real tenha sido a perda de sustentação política", escreveu o ministro.

No artigo, Barroso afirma ainda que a implantação de uma agenda liberal proposta por Michel Temer, que sucedeu a petista, foi prejudicada pelas denúncias de corrupção durante a gestão. “O vice-presidente Michel Temer (MDB) assumiu o cargo até a conclusão do mandato, tendo procurado implementar uma agenda liberal, cujo êxito foi abalado por sucessivas acusações de corrupção."