Ministro Luis Roberto Barroso disse que cumpre a Constituição e desempenha o seu papel com seriedade, educação e serenidade.
O ministro do STF Luis Roberto Barroso.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, saiu em defesa das urnas eletrônicas nesta quinta-feira (13) diante do aumento da pressão pelo voto impresso. Ao celebrar 25 anos de urnas eletrônicas, Barroso disse que "nunca se documentou uma fraude sequer" e que o equipamento garante "eleições limpas, seguras, transparentes e auditáveis".

"O Brasil tem muitos problemas que o processo democrático e a democracia ajudam a enfrentar e resolver, mas um desses problemas não é a urna eletrônica, que até aqui tem sido parte da solução, assegurando um sistema íntegro e que tem permitido a alternância de poder sem que jamais se tenha questionado de maneira documentada e efetiva a manifestação", disse Barroso.

O ministro afirmou que as urnas chegam aos eleitores das populações ribeirinhas e comunidades indígenas, seja por avião, carro e até de lombo de jegue.