barroso - tse - eleições - voto impresso
Ministro Luís Roberto Barroso foi o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até fevereiro deste ano.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, disse neste domingo (24) que vê as Forças Armadas sendo orientadas a atacar e desacreditar o processo eleitoral no Brasil. As informações são do jornal O Globo.

A fala de Barroso aconteceu durante a participação dele no Brazil Summit Europe, evento promovido pela Hertie School, universidade em Berlim, na Alemanha.

"Desde 1996 não tem nenhum episódio de fraude. Eleições totalmente limpas, seguras. E agora vai se pretender usar as Forças Armadas para atacar. Gentilmente convidadas para participar do processo, estão sendo orientadas para atacar o processo e tentar desacreditá-lo", disse Barroso.

O ministro ainda afirmou que um "esforço de politização" das Forças Armadas seria um risco real para a democracia no país, mas ressaltou que até aqui este fenômeno não tem ocorrido.

Luís Roberto Barroso disse também que, até agora, o profissionalismo e o respeito à Constituição têm prevalecido. "Tenho a firme expectativa que as Forças Armadas não se deixem seduzir por esse esforço de jogá-las nesse universo indesejável para as instituições de Estado, que é o universo da fogueira das paixões políticas", declarou.