Base da Funai
Indígenas da Etnia Pirahã, no Amazonas: base da Funai no estado foi atacada oito vezes em um ano.| Foto: Acervo CR Madeira/Funai

Principal posto de vigilância da Fundação Nacional do Índio, localizado no Vale do Javari, no Amazonas,  a base da Funai foi atacada a tiros na madrugada de sábado (2) para domingo (3). Teriam sido pelo menos cinco disparos contra a Base de Proteção Etnoambiental, segundo informou o G1. “É o segundo ataque essa semana. O primeiro ocorreu na noite de quinta-feira (31) e a Funai já procurou apoio da polícia na investigação do caso e reforço na proteção da base. Neste período, a atuação na Base de Proteção tem como fator crítico a cheia do Rio Ituí, que está mais cheio e, portanto, mais navegável”, divulgou a Funai em nota.

Essa é a oitava vez em um ano que a base Funai é atacada no Amazonas. Em outro caso, na sexta-feira (1), a liderança indígena Paulo Paulino Guajajara foi morta a tiros na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, e outro indígena, Laércio Guajajara, também foi baleado. A região do Arariboia é frequentemente explorada pela indústria madeireira.