O presidente dos EUA, Joe Biden, assina ordens executivas na Casa Branca, 28 de janeiro
O presidente dos EUA, Joe Biden.| Foto: MANDEL NGAN / AFP

O presidente Joe Biden e membros do alto escalão do novo governo dos Estados Unidos receberam nesta semana um dossiê que pede a paralisação de acordos, negociações e alianças políticas com o Brasil enquanto Jair Bolsonaro estiver na Presidência. As informações são da BBC News Brasil, que teve acesso ao documento de 31 páginas.

O dossiê recomenda que Biden imponha restrições as importações de madeira, soja e carne do Brasil. As restrições devem ser retiradas se o governo norte-americano conseguir confirmar que as importações “não estão vinculadas ao desmatamento ou abusos dos direitos humanos”, por meio de ordem executiva ou pelo Congresso.

Os autores defendem que Biden retire o apoio atual dos Estados Unidos para o ingresso do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e questione a participação do país no G7 e G20 enquanto Bolsonaro for presidente.

Também condena a aproximação dos dois países e a aliança entre Donald Trump e Bolsonaro. "A relação especialmente próxima entre os dois presidentes foi um fator central na legitimação de Bolsonaro e suas tendências autoritárias", diz o texto.

Professores de dez universidades, nove delas nos Estados Unidos, diretores de ONGs internacionais como Greenpeace EUA e Amazon Watch escreveram o documento, por iniciativa da U.S. Network for Democracy in Brazil, uma rede criada por acadêmicos e ativistas brasileiros no exterior há dois anos que hoje conta com 1.500 membros.