Bolsonaro
Bolsonaro atacou o STF e disse que ganha a eleição no Brasil quem é amigo dos ministros do TSE| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro criticou enfaticamente a decisão da Segunda Turma do STF que restabeleceu a cassação do mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (União Brasil), determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. O parlamentar foi condenado sob acusação de propagar desinformação sobre as urnas eletrônicas nas eleições de 2018.

"Enquanto aqui a gente está num evento voltado para a fraternidade, amor, compaixão, aqui do outro lado da Praça dos Três Poderes uma turma do STF, por 3 a 2, condena um deputado por espalhar fake news. Ele não espalhou fake news porque o que ele falou na live eu falei também, que estava tendo fraudes nas eleições de 2018", afirmou Bolsonaro, durante evento no Palácio do Planalto.

Dizendo-se indignado com a decisão, o presidente atacou os ministros Alexandre de Moraes, futuro presidente do TSE, e Edson Fachin, atual presidente do tribunal, a quem acusou de cometer um "estupro contra a democracia" ao se reunir com embaixadores de outros países para falar sobre as eleições de outubro próximo. Bolsonaro afirmou que ganha as eleições no Brasil “quem é amigo dos ministros do TSE”.