bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro em vídeo publicado no Twitter neste domingo (12).| Foto: Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez críticas a Deltan Dallagnol, ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato, e à própria operação, em vídeo publicado no Twitter neste domingo (12). O ex-procurador, que se filiou ao Podemos na sexta-feira (10), é o principal aliado do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), pré-candidato à Presidência da República e adversário de Bolsonaro.

Segundo o presidente, Dallagnol o teria procurado para sondar o cargo de procurador-geral da República (PGR). “Ele era, no momento, cotado nas mídias sociais como a pessoa certa para a PGR”, afirma Bolsonaro no vídeo. O objetivo de Dallagnol, de acordo com ele, era marcar uma audiência para obter “uma história pronta” – o que, também segundo o presidente, a Lava Jato costumava fazer.

“Se eu tivesse dado a audiência para ele, com toda a certeza, eu não ia indicá-lo para a PGR, mas ele ia sair com uma história pronta, como eles faziam por ocasião de alguns depoimentos por ocasião da Lava Jato. Escrevia o depoimento e chamava o cara para assinar”, disse Bolsonaro. Na publicação do Twitter, o presidente pede aos seguidores que vejam no YouTube um vídeo do jornalista Kim Paim relacionado ao tema e que, segundo Bolsonaro, mostra "o jogo do poder de forma documentada".