jair-bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro| Foto: Isac Nobrega

Com o início da vacinação contra a covid-19 em vários países do mundo, inclusive na América Latina, e sem ainda haver uma data para que a imunização comece no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro disse neste sábado que não se sente pressionado, já que a decisão para liberação da vacina depende da Anvisa e não do Executivo. "Ninguém me pressiona para nada", garantiu. "Entre mim e a vacina tem uma tal de Anvisa, que eu respeito e não estão querendo respeitar".

Bolsonaro também mencionou a assinatura uma Medida Provisória (MP) que liberará no ano que vem R$ 20 bilhões para aquisição e distribuição do imunizante, entre outros usos.

O presidente salientou que os laboratórios não querem se responsabilizar por reações adversas que possam vir a ocorrer com as vacinas. "Não pode aplicar qualquer coisa no povo", afirmou. "Eles não se responsabilizam por qualquer efeito colateral (da vacina)", criticou, acrescentando que a falta de respaldo, pelo que soube, é válida para todas as empresas que estão comercializando o imunizante.