Presidente enviou mensagem a aliados durante a madrugada
O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil corre o risco da falta do potássio ou do aumento do seu preço em razão do conflito entre Rússia e Ucrânia.| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (2) que o Brasil corre o risco da falta do potássio ou do aumento do seu preço em razão do conflito entre Rússia e Ucrânia. Em publicação nas redes sociais, Bolsonaro afirmou que a aprovação do projeto de lei que permite a exploração de recursos em terras indígenas resolveria o problema.

“Com a guerra Rússia/Ucrânia, hoje corremos o risco da falta do potássio ou aumento do seu preço. Nossa segurança alimentar e agronegócio (Economia) exigem de nós, Executivo e Legislativo, medidas que nos permitam a não dependência externa de algo que temos em abundância. Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, "permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas". Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”, afirmou o presidente, lembrando de um discurso como deputado, ainda em 2016, quando alertava sobre a dependência do Brasil do potássio importado do leste europeu.

“Em fevereiro de 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei 3 problemas: o ambiental, o indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do Brasil)”, disse.