Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (17) que a  "caixa-preta no BNDES" nunca existiu. Durante as eleições de 2018, Bolsonaro afirmou que quando eleito iria abrir a “caixa-preta” do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O termo foi usado pelo presidente para acusar os governos do PT de irregularidades na instituição em empréstimos para países como Cuba e Venezuela.

"Não é caixa-preta aquela lá, tudo foi aprovado por alteração de Medidas Provisórias. Não foi caixa-preta na verdade, tá aberto aquilo lá. Eu também pensava que era caixa-preta. Está aberto no site do BNDES, os empréstimos todos para os outros países aí", disse o Bolsonaro a apoiadores, na saída do Palácio da Alvorada.

O BNDES gastou R$ 48 milhões em uma investigação externa sobre operações entre o banco e as empresas JBS, Bertin e Eldorado, entre os anos de 2005 a 2018. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. Em dezembro de 2019, o BNDES divulgou um relatório para informar que não foram encontradas irregularidades. O documento foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR).