“Se ele (Fachin) conseguir vitória nisso, me restam duas coisas. Entregar as chaves para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa”, afirmou Bolsonaro.
“Se ele (Fachin) conseguir vitória nisso, me restam duas coisas. Entregar as chaves para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa”, afirmou Bolsonaro.| Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou nesta segunda-feira (25) que pode descumprir uma eventual decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a respeito do novo marco temporal, que discute a demarcação de terras indígenas no Brasil. A declaração aconteceu durante cerimônia de abertura da Agrishow, em Ribeirão Preto (SP).

“Dentro do Supremo Tribunal Federal, tem uma ação que está sendo levada avante pelo ministro Fachin querendo um novo marco temporal. Se ele conseguir vitória nisso, me restam duas coisas. Entregar as chaves para o Supremo ou falar que não vou cumprir. Eu não tenho alternativa. O que nós queremos dos Poderes do Brasil é que olhem para o Brasil e não olhem para o poder. Cada um de cada poder, se quiser disputar a presidência, está aberto. Tem vaga aí em vários partidos, que estão oferecendo vagas. Quem sabe essa pessoa seja a terceira via e vai negociar na base da paz e amor com o mundo todo os nossos problemas?, afirmou o presidente.

O julgamento no STF está parado após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Essa não foi a primeira vez que Bolsonaro declarou que não cumpriria decisão que considerasse desfavorável por parte da Corte na nesta ação. No mesmo evento, Bolsonaro afirmou que o decreto que concedeu perdão ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) é constitucional e será cumprido.