O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (3).
O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB) conversou com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (3).| Foto: José Cruz/Agência Brasil.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quinta-feira (3) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) reiterou seu compromisso com a transição de governo. O atual mandatário chamou Alckmin para uma breve conversa em seu gabinete pouco antes do vice de Lula deixar o Palácio do Planalto, após se reunir com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP-PI).

Alckmin disse que o encontro, que ocorreu a portas fechadas, "foi positivo". "O presidente convidou, nós já estávamos saindo, para que fossemos até seu gabinete e reiterou o que disse o ministro Ciro Nogueira e o ministro general Ramos sobre a disposição do governo federal de prestar todas as informações, colaborações, enfim, para que se tenha uma transição pautada pelo interesse público", afirmou.

Alckmin foi questionado se Bolsonaro o teria parabenizado pela vitória nas eleições, mas preferiu não responder. "O presidente fala depois o teor da conversa, mas foi, em resumo, reiterar os compromissos em relação à transição", disse. A declaração sobre a reunião com o chefe do Executivo foi feita por Alckmin após uma reunião com o presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas.

O TCU vai acompanhar o processo de transição de governo. Dantas será o coordenador da equipe e os ministros Vital do Rêgo, relator das contas do presidente da República do primeiro ano do próximo governo, Jorge Oliveira, relator das contas do último ano do atual governo, e Antonio Anastasia, relator das contas da Casa Civil da Presidência da República, também integram o grupo. Alckmin destacou o “papel importante” do TCU no acompanhamento da transição.