O presidente Jair Bolsonaro durante encontro com empresárias nesta sexta-feira (30).
O presidente Jair Bolsonaro durante encontro com empresárias nesta sexta-feira (30).| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro reiterou nesta sexta-feira (30), que o governo federal não terá como dar nova ajuda financeira às famílias, caso as restrições à circulação permaneçam, em um almoço com empresárias e executivas em São Paulo. Para Bolsonaro, após os repasses feitos pelo governo federal tanto por meio do auxílio emergencial quanto pela ajuda aos estados, cabe à população cobrar dos governadores o uso dos recursos, bem como iniciativas para fazer a economia girar e, consequentemente, reduzir o desemprego.

No total, havia quase 70 pessoas no encontro organizado pelo Grupo Voto, que promove a aproximação entre empresários e políticos e fez o primeiro evento exclusivamente para mulheres. As fotos de divulgação do evento mostravam mesas com até 12 pessoas, sem respeitar as regras de distanciamento social e sem uso de máscara. A maioria eram empresárias e executivas de grandes companhias.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, também presente ao almoço, falou sobre as iniciativas para controlar a inflação, com a alta nos preços das commodities e do câmbio e o aumento da demanda em algumas áreas. Voltou também a falar no lançamento de um programa para os "cerca de 40 milhões dos chamados invisíveis, que atuam com trabalho informal e não têm conta em banco", sem dar detalhes.