Bolsonaro fala em “covardia” com reajuste e “compromisso zero” de Castello Branco
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil; Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse neste sábado (20) que a decisão de afastar Roberto Castello Branco do comando da Petrobras se deu porque a magnitude dos reajustes dos preços dos combustíveis este ano foi uma "covardia". Para ele, a estratégia de aumentar os valores foi para "atacar" o seu governo. Durante conversa com apoiadores, o presidente também prometeu agir no mercado de energia elétrica. "Vamos meter o dedo na energia elétrica, que é outro problema também", afirmou.

A fala ocorre no dia seguinte à indicação do general Joaquim Silva e Luna para o comando da estatal do petróleo. O nome do general terá de ser aprovado pelo conselho da companhia, que há 36 anos não era presidida por um militar. "Parecia exorcismo quando eu falei que não ia prorrogar por mais dois anos o mandado do cara (Castello Branco). Compromisso zero com o Brasil, zero. Nunca ajudaram em nada...", descreveu o presidente.

A Petrobras é uma companhia mista e tem suas ações negociadas na Bolsa de Valores no Brasil e também no exterior, por meio de ADRs. A decisão de tirar Castello Branco da estatal fez os preços da companhia despencarem no mercado financeiro aqui e nos Estados Unidos pelo temor de uma interferência do Planalto sobre a empresa.