O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente da República, Jair Bolsonaro.| Foto: Alan Santos/Presidência da República.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (7) que o Brasil poderá sofrer com desabastecimento em 2022 devido à interrupção da fabricação de fertilizantes na China. Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente disse que vários países estão sofrendo com problemas de abastecimento, e ele acredita que o Brasil pode ser o próximo, segundo O Globo.

“Vou avisar um ano antes: fertilizantes. Por questão de crise energética, a China começa a produzir menos fertilizantes. Já aumentou de preço, vai aumentar mais e vai faltar. A cada cinco pratos de comida no mundo, um sai do Brasil. Vamos ter problemas de abastecimento no ano que vem”, disse Bolsonaro.

Segundo o mandatário, o governo trabalha desde março em um plano emergencial sobre os problemas dos fertilizantes. Na live semanal desta noite, Bolsonaro disse que conversou com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e com a Frente Parlamentar da Agricultura sobre o problema. Segundo ele, no próximo mês deve ser apresentado um projeto sobre fertilizantes.