O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro rebateu na quinta-feira (14), durante transmissão nas redes sociais, as críticas do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a política ambiental brasileira. Na terça (12), Macron disse que "continuar dependendo da soja brasileira é endossar o desmatamento da Amazônia".

"Pelo amor de Deus, seu Macron, não compre soja do Brasil porque assim você não desmata a Amazônia, compre soja da França. A França produz de soja 20% do que a cidade de Sorriso produz aqui em Mato Grosso. Fica falando besteira aí, ô, seu Macron, não conhece nem o seu país. Fica dando pitaco aqui no Brasil", afirmou Bolsonaro.

O presidente afirmou ainda que "essa é a politicalha deles" e que o Brasil pode ajudar no reflorestamento da França. "Quanto de floresta tem a França? Porque eles falam tanto em reflorestamento, em dar dinheiro pra nós. Não tem que dar dinheiro pra nós, não, nós vamos dar mudas de árvores para você replantar, reflorestar aí. Quer reflorestar seu país? Estamos à disposição para colaborar nesse sentido, nós temos muda para isso daí, pô", disse. "Agora fica o tempo todo mentindo pra nós, mentindo, pregando contra o Brasil. Lamentavelmente se faz o tempo todo campanha contra o Brasil", concluiu.