bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Alan Santos/PR.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) formalizou nesta quinta-feira (11) as indicações dos desembargadores que vão atuar no Tribunal Regional Federal da 6.ª Região (TRF6), que será instalado em Belo Horizonte (MG). Os nomes foram publicados em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A cerimônia de instalação da nova Corte deve ocorrer no dia 19 de agosto. O TRF6 será composto por 15 homens e três mulheres.

Sete juízes foram definidos pelo critério de antiguidade: Vallisney de Souza Oliveira, Ricardo Machado Rabelo, Lincoln Rodrigues de Faria, Marcelo Dolzany da Costa, Rubens Rollo D’Oliveira, Evandro Reimão dos Reis e Derivaldo de Figueiredo Bezerra Filho. Outros seis foram promovidos por merecimento: Klaus Kuschel, André Prado de Vasconcelos, Simone dos Santos Lemos Fernandes, Luciana Pinheiro Costa, Pedro Felipe de Oliveira Santos e Miguel Angelo de Alvarenga Lopes.

Também foram escolhidos na classe dos juristas: Flávio Boson Gambogi e Grégore Moreira de Moura. Já os selecionados pelo Ministério Público Federal (MPF) foram: Álvaro Ribeiro de Souza Cruz e Edilson Vitorelli Diniz Lima. Já a desembargadora Mônica Sifuentes pediu remoção do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF1), em Brasília, para o TRF6. O projeto que criou o tribunal em Minas foi aprovado pelo Congresso e sancionado por Bolsonaro em 2021.