Presidente Jair Bolsonaro.
Presidente Jair Bolsonaro.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) escolheu o advogado Luis Gustavo Soares Amorim de Sousa para ocupar a vaga de desembargador no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O cargo foi aberto em 2020 com a saída de Kássio Nunes Marques para o Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada nesta sexta-feira (18) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Luis Gustavo tem 38 anos, é advogado no Maranhão, especialista em Direito Tributário e Administrativo. Ele é genro da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e contou com o apoio do ex-presidente José Sarney. O pai de Luis Gustavo é Leomar Amorim, que foi desembargador do TRF1 até 2014, e sobrinho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Reynaldo Soares da Fonseca.

Os desembargadores do TRF1 encaminharam a Bolsonaro a lista tríplice para preencher a vaga deixada por Nunes Marques nesta quinta-feira (17). Luis Gustavo Amorim teve 23 votos e ficou na primeira colocação; seguido dos advogados Flávio Jaime de Moraes Jardim, com 20 votos, do Distrito Federal; e José Roberto Machado Farias, que recebeu 17 votos, de Alagoas.

Antes da lista tríplice ser definida, também foram indicados os advogados Flávio Jaime de Moraes Jardim, Maurício Alexandre Perna Neves, Rebeca Moreno da Silva, Jackson di Domenico e José Roberto Machado Farias.