Câmara dos Deputados, em Brasília.
Câmara dos Deputados, em Brasília.| Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro exonerou os ministros Onyx Lorenzoni, da Cidadania, e Tereza Cristina, da Agricultura, para que possam votar na eleição da Câmara dos Deputados na segunda (1º). As exonerações estão no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (29)

Os dois titulares, que têm mandatos de deputado federal pelo DEM, serão licenciados dos cargos no Executivo para que retornem à Câmara e reforcem o placar de votos em favor do líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), candidato do Planalto à presidência da Câmara. Já Fábio Faria (Comunicações), deputado federal pelo PSD do Rio Grande do Norte, ainda não teve a exoneração formalizada. Depois da eleição, os ministros de Bolsonaro devem retomar o comando das pastas.

Deputada pelo DEM, de Rodrigo Maia, Tereza Cristina é uma das apoiadoras de primeira hora de Bolsonaro. Indicada ao ministério pela Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso, ela pode ter influência entre os deputados indecisos da bancada ruralista comandada por Alceu Moreira (MDB-RS), aliado do candidato Baleia Rossi (MDB-SP), principal adversário de Lira.

Onyx, por outro lado, já fez campanha para o governo na eleição anterior do Congresso, há dois anos. Ele foi fiador do nome de Davi Alcolumbre (DEM-AP) para a presidência do Senado em 2019.