O presidente Jair Bolsonaro.
O presidente Jair Bolsonaro.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sugeriu, em conversa com apoiadores na segunda-feira (11), que, a depender de quem ganhar a eleição à Presidência da Câmara, um projeto de lei do Poder Executivo que amplia o porte de armas poderia ser colocado em votação no plenário. Bolsonaro apoia a candidatura do líder do Centrão, Arthur Lira (Progressistas-AL).

"Nós temos um projeto lá na Câmara, mudando a Mesa agora em fevereiro, de acordo com o novo presidente, a gente vai (tentar votar)", disse hoje Bolsonaro. "Ele que é dono da pauta. Vamos ver se ele bota em votação e, aí, vamos ver o que acontece. Temos que respeitar a opinião da maioria dos parlamentares", completou.

O mandatário também afirmou que haveria três decretos relativos ao porte de armas por colecionadores, atiradores esportivos e caçadores, conhecidos pela sigla CACs, prestes a serem publicados pela Presidência. "Acho que sai esta semana. Não posso ir além da lei, (mas) vai facilitar muita coisa", disse.

Em 2019, os deputados aprovaram um substitutivo ao PL 3.723/2019, de autoria do Executivo, que flexibilizou regras para a compra e a posse de armas por CACs. A matéria aguarda agora votação no Senado. Por meio de um acordo, o governo federal apresentou, à Câmara, um projeto separado, o 6.438/2019, para tratar da autorização ao porte de armas para diversas categorias, como guardas municipais agentes de trânsito e advogados públicos.