i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Congresso

Conheça os candidatos a presidente da Câmara e vote no seu preferido

    • 09/01/2021 21:24
    Eleição para presidente da Câmara dos Deputados: Baleia Rossi, Arthur Lira e Fábio Ramalho.
    Enquete: eleição para presidente da Câmara dos Deputados: Baleia Rossi, Arthur Lira e Fábio Ramalho.| Foto:

    Em 1.º de fevereiro, os 513 deputados federais vão escolher o novo presidente da Câmara. Nesse dia, também estarão em jogo os cargos de vice-presidentes da Casa, de secretários e suplentes desses cargos. A apuração dos votos começa pelo cargo de presidente da Câmara. Para ser eleito em primeiro turno, o deputado precisa ter a maioria absoluta, isto é, 257 votos. Caso isso não ocorra, os dois mais votados disputam o segundo turno.

    Tem algum favorito na disputa entre Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP) e Fábio Ramalho (MDB-MG)? Dê seu voto!

    Os partidos que declararam apoio a Baleia Rossi, candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ), somam 278 dos 513 deputados. São 10 legendas que apoiam o emedebista: MDB, PT, PSDB, PSB, DEM, PDT, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

    Já Arthur Lira – o candidato do presidente Jair Bolsonaro e do Centrão – é apoiado formalmente por PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Pros, PSC, Avante e Patriota. Em tese, ele conta com 195 votos. Fábio Ramalho corre por fora, pois o voto é individual, não por bancadas.

    O PSL, que inicialmente apoiaria Baleia Rossi, mas que já estava rachado, agora diz que vai com Arthur Lira.

    Quem é Arthur Lira?

    O deputado Arthur Lira (PP-AL) é apontado como o candidato do presidente da República, Jair Bolsonaro. E há uma razão para a escolha do presidente: Lira é líder do Centrão, o principal bloco de sustentação política de Bolsonaro na Casa.

    Lira costuma ter uma atuação parlamentar bem ao estilo “aos amigos tudo, aos inimigos a lei”. Por isso é comparado constantemente ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ), condenado pela operação Lava Jato e que hoje cumpre prisão domiciliar.

    Por sinal, Lira também enfrenta problemas com a Justiça: é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como pertencimento em associação criminosa, corrupção passiva e ativa.

    >> Leia aqui o perfil de Arthur Lira na íntegra

    Quem é Baleia Rossi?

    Eleito presidente do MDB em 2020 e agora candidato do grupo de Rodrigo Maia (DEM-RJ) à presidência da Câmara, o deputado Baleia Rossi estreou na política aos 20 anos, quando se elegeu vereador de Ribeirão Preto (SP), em 1992. Na campanha para o Legislativo municipal, o jovem teve o apoio do então deputado Ulysses Guimarães, símbolo do MDB, que presidiu a Assembleia Constituinte. O registro do encontro – que ocorreu meses antes de Ulysses morrer em uma queda de helicóptero em outubro daquele ano, em Angra dos Reis (RJ) – é a foto de perfil do WhatsApp de Baleia.

    >> Leia aqui o perfil de Baleia Rossi na íntegra

    Quem é Fábio Ramalho?

    Fábio Ramalho (MDB-MG) está em seu quarto mandato como deputado federal. Teve como principal destaque no Legislativo o período em que foi vice-presidente da Câmara, entre 2017 e 2019, durante o segundo mandato de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Casa.

    Na ocasião, ganhou apoio dos deputados quando, em fevereiro de 2018, contestou fala do procurador Deltan Dallagnol, ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, que pedia operações de busca e apreensão no Congresso Nacional.

    >> Leia aqui o perfil de Fábio Ramalho na íntegra

    17 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
    Use este espaço apenas para a comunicação de erros
    Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 17 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

    • L

      Luiz Carlos Gomes

      ± 0 minutos

      Será que o partido Novo não vai disputar a presidência da Camara?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Clovis

        11/01/2021 13:46:44

        Lamentavelmente texto com poucas informções.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          José geusimar Moreira

          10/01/2021 22:31:07

          Se o Bolsonaro for esperto apoia todos, já q todos fazem vc parte do mesmo chiqueiro se ele apoiar esse ou aquele é só para se desgastar. Esse caras querem é poder e não governa para povo

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • J

            José geusimar Moreira

            10/01/2021 22:25:36

            Quem será o próximo a atrapalhar o governo e o povo brasileiro, são todos safados para não usar frases certas para ele indivíduos. O Brasil está lascado, a pior desgraça desse país é seu próprio povo q vota nesses imundos q fazer a câmara e senado.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Sr. Walker

              ± 20 horas

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Deocy França

                10/01/2021 18:24:01

                Se correr o bicho pega,se ficar o bicho come,está é a melhor hipótese. Agora o colunista, tá precisando de reparos técnicos,para ñ ser tendencioso.Desagradável.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  Willian Cardoso de Souza Jesus

                  10/01/2021 15:36:50

                  A constatação que se pode fazer com as opções para a presidência da Câmara é somente uma: SÓ JESUS PARA NOS SALVAR das mãos de tantas pessoas RUINS, GANANCIOSAS e SEM QUALQUER CARÁTER e preocupação com o bem-estar da população e da nação. A certeza é absoluta de que, seja quem for eleito, certamente NÃO ESTARÁ COMPROMETIDO COM NOSSOS INTERESSES. Cabe a nós PRESSIONARMOS SEMPRE para que essa triste realidade seja a melhor possível, PARA NÓS...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Antonio Carlos Neves

                    10/01/2021 15:01:27

                    Recente assinante da Gazeta, gostaria de saber o nome do jornalista redator dessa pesquisa. É diretor de opinião do jornal? Recomendo prudência e imparcialidade, porque nos pequenos informes de cada candidato, somente o candidato do governo é identificado como investigado. A proposito é nele que votaria, porque é o único CENTRÃO independente do também investigado Rodrigo Maia, o famoso trancador de PAUTAS do governo Bolsonaro. Afinal, quando Bolsonaro quis governar sem toma lá, dá cá, foi severamente criticado até pela grande imprensa decadente do Estadão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARISA

                      10/01/2021 14:42:30

                      Impressionante. Porque não falaram das falcatruas de Baleia Rossi? O Bolsonaro deveria apoiá-lo, assim com certeza ele perderia já que tudo que o presidente apoia o congresso vai contra. Vocês jornalistas, precisam ser mais imparciais e deixarem de torcer contra o pais.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • W

                        Willian Cardoso de Souza Jesus

                        10/01/2021 15:40:00

                        NUNCA confie somente em uma única fonte. SEJA ELA QUAL FOR...Confronte informações e PESQUISE sobre o assunto com o máximo de fontes possíveis. Essa será a melhor forma de vc não ser influenciado por matérias tendenciosas, que SEMPRE existirão, não importa o veículo de informação. Só assim vc poderá formar a SUA PRÓPRIA OPINIÃO. Se todo brasileiro fizesse isso, não seríamos uma nação de manipulados e ignorantes, alienados.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Elis

                      10/01/2021 14:26:48

                      Matéria tendenciosa. Lamentável.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        Jonsimar Tadeu Catapan

                        10/01/2021 13:18:02

                        Interessante como o autor da matéria apressou-se em "lembrar" de mencionar os inquéritos que Lira responde e "esqueceu-se" dos processos em que estão envolvidos o Baleia Rossi (JBS e Prefeitura de Ribeirão) e o Fábio Ramalho (Odebrecht). Que conveniente, "Sr. ou Sra. Autor da Matéria!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • K

                          KLEITON DE FREITAS LOPES

                          10/01/2021 11:46:15

                          O Marciel Van Haten não está nem como candidato? Na minha opinião ele seria o melhor.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Renato Carioca Duarte

                            10/01/2021 11:38:15

                            Melhor vencer o candidato que o PT, PSOL e PCdoB NÃO apoia.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Milene

                              10/01/2021 11:32:31

                              Não são dois candidatos para a Presidência da Câmara. Claramente o Baleia Rossi representa uma plêiade de grupos políticos que só querem uma coisa: derrubar o Bolsonaro. Para isso juntatam até PT e PSDB. E não têm nem vergonha de declarar isso. Eles não se intetessam pelo Brasil e não aceitam os resultados das urnas. Vão solapar as pautas importantes para o País com o único objetivo de voltar ao poder de qualquer jeito. Não são democratas. Por isso não nos resta outra alternativa a não ser apoiar Lira e rezar para que ele não traia o País.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                José Airton Gernano da Silva

                                10/01/2021 2:50:54

                                Simulação ridícula. Serve para confundir. Serve para manipular. Lamentável!!!!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • J

                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                  10/01/2021 13:22:44

                                  Manipular o quê, se o voto é dos deputados? Acaso você ainda crê que a d&putadaiada se deixa realmente influenciar pela vontade do povo? A única coisa que interessa para a maioria deles são seus próprios interesses.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.