O presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente Jair Bolsonaro (PL).| Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (17) que lamenta a perda do poder de compra dos servidores. O mandatário disse que haverá uma recuperação em breve, "em especial" para os servidores públicos e para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo os cálculos da consultoria Tullett Prebon Brasil, a perda do poder de compra ao fim do governo Bolsonaro será de 1,7%, já descontada a inflação.

Em abril, o governo anunciou um reajuste linear de 5% para todos servidores federais. No entanto, policiais tem expectativa de reajuste de até 20%. Além dos policiais, outras categorias do funcionalismo também se mobilizam por reajuste salarial e reestruturação de carreiras.

"Lamentamos a perda do poder aquisitivo por essas questões, a política do fique em casa, a economia a gente vê depois1, e também por causa de uma guerra lá fora. Mas estamos voltando à normalidade. Lamentamos [a perda de] o poder aquisitivo dos servidores públicos, mas tenho certeza de que brevemente isso será recuperado. Em especial a nossa Polícia Rodoviária Federal, que está nos acompanhando neste momento", afirmou Bolsonaro em evento em Propriá (SE).