Bolsonaro foi um dos 26 condecorados com medalha oferecida pelo Ministério da Justiça para personalidades que prestaram serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas.
Bolsonaro foi um dos 26 condecorados com medalha oferecida pelo Ministério da Justiça para personalidades que prestaram serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas.| Foto: Isaac Amorim/MJSP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta sexta-feira (18) da cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Indigenista. Ele foi um dos 26 condecorados com a insígnia oferecida pelo Ministério da Justiça para personalidades que prestaram serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas. Antes da cerimônia, o presidente foi presenteado com um cocar e posou para fotos com alguns indígenas.

Ao discursar, Bolsonaro afirmou que seu governo se aproximou muito mais dos povos indígenas do que os anteriores e defendeu a exploração das áreas demarcadas pelos próprios índios. O que nós sempre quisemos foi fazer com que vocês se sentissem exatamente como nós. (...) Vocês chegaram aqui bem antes de nós, mas cada vez mais nos integramos. Tenho certeza que ao longo dos últimos três anos nos aproximamos muito, mas muito mais que em tempos anteriores. Queremos que vocês façam em suas terras exatamente o que nós fazemos na nossa”, afirmou Bolsonaro. “Esse evento bem demonstra para o mundo todo o carinho e o respeito que nós temos por cada um de vocês.”

O ministro da Justiça, Anderson Torres, também rebateu críticas sobre a atuação do governo na proteção de reservas indígenas e afirmou que, no último ano, a Polícia Federal realizou diversas ações nas áreas demarcadas. “É leviano, extremamente leviano quem diz haver neste governo desmonte das ações para assegurar os direitos dos povos indígenas. Pelo contrário, foi feito muito mais do que no passado. Só em 2021 a Polícia Federal realizou inúmeras operações no combate ao garimpo ilegal, no desmatamento, queimas e invasão de terras protegidas”, disse Anderson Torres.

Além do presidente, receberam a medalha os ministros do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno; da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos; da Defesa, Braga Netto; da Agricultura, Tereza Cristina; Da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves; e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, além do advogado-geral da União, Bruno Leal, indígenas, do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, além de servidores de outros órgãos.