O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
O presidente Jair Bolsonaro e o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.| Foto: Joédson Alves/EFE.

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu nesta quarta-feira (24) com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, no Palácio do Planalto. Eles discutiram a renegociação de tarifas de Itaipu, a construção da segunda ponte de ligação entre os dois países, entre outros temas. “[Falamos sobre] A revisão do anexo C de Itaipu Binacional, que é um tema de interesse. Temos até 2023 para avançar nesse processo de revisão”, disse Benítez após a reunião à imprensa.

O Anexo C do Tratado de Itaipu, assinado em 1973, determina que cada país tem direito à metade da energia gerada pela usina e deve vender ao outro o que não utilizar. No entanto, o Paraguai quer vender o excedente a outros países, como mostrou O Globo. Bolsonaro não deu detalhes sobre a discussão do Anexo C.

Segundo Bolsonaro, a nova ponte, que vai ligar Foz do Iguaçu à cidade paraguaia de Presidente Franco, será concluída “em meados do ano que vem". O mandatário brasileiro disse que nos próximos dias está prevista uma nova agenda com Benítez para assinar outra ordem de serviço para obras de construção de uma terceira ponte entre os dois países, dessa vez sobre o Rio Paraguai, ligando as cidades de Porto Murtinho (MS) à Carmelo Peralta.

Outro tema tratado no encontro foi o combate ao crime organizado na região de fronteira. "Creio que ambos os países têm demonstrado uma forte aliança e cooperação, o que tem gerado enormes resultados na luta contra o crime organizado", afirmou Abdo Benítez. Bolsonaro também mencionou o avanço das negociações para liberar o uso do lago da Usina de Itaipu para a criação profissional de pescado, com foco em tilápia. O presidente paraguaio disse também que convidou o mandatário brasileiro para uma visita oficial. Com informações da Agência Brasil.