Esse será o primeiro encontro entre Bolsonaro e o presidente Pedro Castillo.
Esse será o primeiro encontro entre Bolsonaro e o presidente Pedro Castillo.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro se encontra nesta quinta-feira (3) com presidente do Peru, Pedro Castillo, para uma reunião bilateral que acontecerá em Porto Velho (RO). De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, os presidentes devem tratar sobre o comércio e acesso a mercados, integração física, cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária e combate à pandemia de Covid-19. A eleição de Castillo aconteceu em 2021, após eleições tumultuadas no Peru e denúncias de fraude por parte da candidata derrotada. Esse será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado.

O Brasil compartilha com o Peru sua segunda fronteira mais extensa (2.995 km), sendo o quarto maior parceiro comercial do Peru. O intercâmbio comercial entre os dois países chegou a US$ 4,26 bilhões em 2021, o que representa crescimento de 78,1% em relação ao ano anterior.

Cusco terá vice-consulado brasileiro

A Secretaria-Geral da Presidência da República informou nesta quinta-feira (3) que a cidade de Cusco, no Peru, terá um vice-consulado do Brasil para atender demandas dos brasileiros que visitam a região. O presidente Jair Bolsonaro editou na quarta-feira (2) um decreto estabelecendo a criação do o órgão e converte em vice-consulado o Consulado do Brasil em Iquitos, também no Peru. “Essa última medida, permite manter o atendimento consular na região da fronteira amazônica e o suporte às ações de cooperação, com redução de custos, sem prejuízo da qualidade dos serviços”, diz a pasta. A instalação das novas repartições consulares ocorrerá após o aval do governo peruano.