Jair Bolsonaro
Canal de Bolsonaro no Telegram recebe em média 3.700 novas inscrições por dia.| Foto: Alan Santos/PR

Em nove meses, a conta oficial do presidente Jair Bolsonaro atingiu a marca de mais de 1 milhão de seguidores. O número está muito acima do de outros políticos, como o do ex-presidente Lula, que tem apenas 35.884 inscritos, ou de Ciro Gomes, com 18.634. Bolsonaro lançou seu canal no Telegram em janeiro.

Apenas na segunda-feira (4), quando o WhatsApp, Instagram e Facebook ficaram indisponíveis por várias horas, a conta do presidente ganhou 20 mil novos seguidores. No dia 7 de Setembro, data em que registraram diversas manifestações em favor do presidente, a conta ganhou 25 mil novos membros. Já nos dias comuns, sem grandes acontecimentos, calcula-se que o canal receba em média 3.700 novas inscrições. Em comparação, a conta de Lula no Telegram ganha cerca de 300 novos seguidores por dia.

O Telegram se tornou o canal de mensagens favorito dos conservadores, que têm trocado o WhatsApp pelo aplicativo russo. Uma das principais diferenças entre os dois serviços é a limitação do número de inscritos em grupos de discussão. No WhatsApp, são permitidos grupos de no máximo 256 membros. Já no Telegram, é possível manter fóruns de discussão com até 200 mil inscritos. Canais como o mantido pelo presidente, que funcionam apenas como listas de transmissão de conteúdo, não têm limitação de número de inscritos.