Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre: derrotas na apreciação de vetos fizeram o governo mudar a liderança na Câmara.
Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre: derrotas na apreciação de vetos fizeram o governo mudar a liderança na Câmara.| Foto: Isac Nóbrega/PR

A derrubada de cinco vetos presidenciais pelo Congresso Nacional, na sessão de quarta-feira (12), fez de Jair Bolsonaro o presidente da República com mais decisões revertidas pelos parlamentares nos últimos 30 anos. Em 20 meses de governo, Bolsonaro sofreu 24 derrotas em votações de vetos, o equivalente a um terço do total de projetos barrados pelo presidente e analisados pelo Congresso no período. O número é maior do que a soma de todas os reveses sofridos pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Desde o início do governo, Bolsonaro já fez 72 vetos totais ou parciais em projetos aprovados pelos parlamentares. A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Para tentar reverter esse cenário, o governo mudou a liderança na Câmara dos Deputados. Saiu o bolsonarista Vitor Hugo (PSL-GOP) e entrou Ricardo Barros (PP-PR), membro do Centrão.