Presidente Jair Bolsonaro
Presidente disse não caber suspeição sobre resultado chileno por se tratar de voto em papel e defendeu volta das cédulas no Brasil. Leia na Gazeta do Povo!| Foto: Alan Santos/PR

De volta a Brasília após quase uma semana de folga no Guarujá (SP), o presidente Jair Bolsonaro realizou a costumeira live de quinta-feira em que comentou o resultado das eleições chilenas, que teve vitória nas urnas do candidato de esquerda Gabriel Boric no último domingo (19), superando o conservador José Antonio Kast com uma diferença de quase um milhão de votos.

Bolsonaro afirmou que "no Chile, não interessa quem ganhou: quem ganhou, ganhou de verdade, não tem suspeição". O comentário foi feito após o presidente revelar que conversou hoje com o embaixador do Chile e descobrir que, por lá, as votações são feitas "em papel". "É isso que nós queremos para o Brasil, queremos eleições limpas, democráticas, auditáveis", afirmou, ao retomar críticas ao sistema de votação brasileiro, realizado por meio de urnas eletrônicas. O tema parecia pacificado desde setembro, quando Bolsonaro afirmou não haver motivo para duvidar do voto eletrônico após a inclusão das Forças Armadas na comissão de transparências das eleições 2022.

Também nesta terça-feira (23), o Ministério das Relações Exteriores cumprimentou o novo presidente eleito do Chile. Em nota, o governo brasileiro "faz votos de êxito no desempenho de seu mandato". "Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito", diz nota do Itamaraty.