O novo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.
O novo ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.| Foto: Gustavo Magalhães/MRE.

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta quinta-feira (5) que o Brasil voltou a fazer parte da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), integrada por todos os 33 países. Em nota, o Itamaraty lembrou que o Brasil participou diretamente da criação do órgão em 2008.

A entidade promove o “diálogo político, da concertação e da cooperação regional em um conjunto amplo de temas, entre os quais segurança alimentar e energética, saúde, inclusão social, desenvolvimento sustentável, transformação digital e infraestrutura para a integração”.

O Brasil deixou a Celac há dois anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). "O retorno do Brasil à comunidade latino-americana de Estados é um passo indispensável para a recomposição do nosso patrimônio diplomático e para a plena reinserção do País ao convívio internacional", disse a pasta.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que exerce a presidência do foro, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da VII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Celac, que será realizada em Buenos Aires em 24 de janeiro.