Primeiro grupo de refugiados ucranianos chegou ao Brasil em 10 de março
O Brasil concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária para ucranianos que chegaram ao país entre os dias 3 e 31 de março.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil concedeu 74 vistos e 27 autorizações de residência humanitária para ucranianos, que fugiram da guerra, entre os dias 3 e 31 de março. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (11) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “Receber imigrantes e refugiados ucranianos é um ato humanitário. Os imigrantes fazem parte da história do país e o governo federal está empenhado em auxiliar os que procuram por seus direitos como segurança, moradia e trabalho no Brasil”, afirmou em nota o ministro Anderson Torres.

O Boletim Migração Ucraniana aponta ainda que neste ano foram reconhecidos quatro refugiados, havendo 37 processos de refúgio em andamento no Brasil. A concessão de vistos e autorizações de residência humanitárias foi autorizada pela edição da Portaria Interministerial Ministério da Justiça/Ministério das Relações Exteriores.

Entre janeiro de 2010 e dezembro de 2021, mais de 3,3 mil ucranianos registraram residência no Brasil. Quase 2,3 mil registros de residência foram realizados na região Sudeste, principal destino dos imigrantes ucranianos. Juntamente com os poloneses, os ucranianos compõem o maior contingente de imigrantes eslavos no Brasil.