Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo
Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo| Foto: Agência Brasil

A proibição da entrada de estrangeiros com origem ou passagem por África do Sul, Índia e Reino Unido foi prorrogada pelo governo federal. A nova determinação foi publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial da União (DOU). A medida foi adotada em razão das novas variantes do coronavírus.

O Brasil adota restrições para passageiros com passagens pelo Reino Unido desde dezembro 2020.A proibição para África do Sul iniciou em janeiro e para Índia, em maio. O texto prevê ainda proibições por meio terrestre ou aquaviário, exceto do Paraguai.

A portaria, no entanto, esclarece que as restrições não aplicadas a: brasileiro, nato ou naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que devidamente identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; estrangeiro que seja cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro.