carlos jordy - líder - oposição
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) será o líder da oposição na Câmara| Foto: Câmara dos Deputados

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) será o líder da oposição na Câmara ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar venceu uma disputa interna com o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e assegurou o direito de assumir o posto. A deputada Carla Zambelli (PL-SP) chegou a pleitear o cargo, mas retirou a sua candidatura na semana passada.

A definição de Jordy na liderança da oposição já era dada como certa nos bastidores na noite de segunda-feira (30), mas a confirmação veio nesta terça-feira (31) após reuniões internas. Para ser oficial, ainda é preciso constar no sistema da Câmara, explica o próprio parlamentar à Gazeta do Povo, mas ele assegura que seu nome já foi submetido por aclamação.

Jordy destaca, ainda, que o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes, apoiaram seu nome. "Eles gostaram da composição que a gente fez e deram o 'ok'", afirma. O parlamentar promete uma liderança de "muita vontade de ajudar o país" em "frear pautas desastrosas na economia e nos costumes", como empréstimos de recursos do BNDES a países vizinhos e uma moeda única adotada pelos países do Mercosul.

"Tudo isso vamos lutar muito bravamente, obstruindo, opinando sempre e batalhando até a madrugada, se necessário, para impedir o avanço dessas pautas e fazer com que haja a aprovação de pautas construtivas para o Brasil, de desenvolvimento, emprego, renda e pautas que possam fortalecer os costumes da população brasileira", destaca Jordy.

A liderança da oposição será composta por outros nove vice-líderes, sendo um do Novo, que será o deputado Marcel van Hattem (RS) ou Gilson Marques (SC). Outros oito serão do PL, entre eles, Orleans e Bragança e os deputados Filipe Barros (PL-PR), Júnior Amaral (PL-MG) e Cabo Gilberto (PL-PB). Uma vaga pode ser destinada ao PP, caso o partido adote uma postura de oposição.