Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma
Gilberto Carvalho, ex-ministro dos governos Lula e Dilma, disse que vai processar Marcos Valério.| Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O ex-ministro petista Gilberto Carvalho afirmou, em nota, que a denúncia da revista Veja – de que Lula seria o mandante do assassinato de Celso Daniel – é fruto da "fantasiosa mente" do ex-publicitário Marcos Valério. “Não é verdade que o senhor Ronan Maria Pinto tenha feito ou tentado qualquer tipo de chantagem contra mim ou contra o Presidente Lula. Até porque não teria base nenhuma para fazer qualquer tipo de chantagem, e não teríamos porque temer. Em nenhum momento Ronan Maria Pinto, também feito prisioneiro, sequer mencionou este episódio, criado pela fantasiosa mente do bandido Marcos Valério”, disse.

Carvalho afirmou que, ao contrário do que afirma a Veja, a morte de Celso Daniel “não causa tremor nem medo ao PT. Causa dor pela perda de um dos melhores quadros que construímos, causa revolta pela reiterada tentativa de culpabilizar companheiros que são na verdade vítimas desta dor indescritível”.

O ex-ministro citou que a investigação da morte do ex-prefeito de Santo André foi feita pela Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal, ambas sob o governo do PSDB, o que seria, na visão dele, prova de que o PT não teve qualquer participação no assassinato de Celso Daniel. “Desafio este bandido a apresentar uma prova, uma testemunha, uma circunstância que dê base a esta acusação que ele faz.” O petista concluiu dizendo que irá processar Marcos Valério.