Bahia tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.
Bahia tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.| Foto: Camila Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), assinou na tarde deste domingo (26) um novo decreto onde incluiu mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência em decorrência das chuvas intensas que atingem o estado. Com a atualização, já são 72 cidades da região nesta situação.

O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais para apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das cidades. Além do governo estadual, equipes dos ministérios da Saúde e da Cidadania ajudam nos resgates nestas regiões.

“É uma tragédia gigantesca. Não me lembro se, na história recente da Bahia, tem algo dessa proporção pela quantidade de cidades, de casas envolvidas. É algo realmente assustador, o número de casa, de ruas, de localidades completamente embaixo de água”, escreveu o governador nas suas redes sociais.

De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), o estado tem 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas.

Além disso, o ministro da Cidadania, João Roma, confirmou que o ministério da Saúde vai enviar mais de 90 médicos para a Bahia nesta segunda-feira (27). "São ações que agregam ministério do Desenvolvimento, através da Defesa Civil, da Cidadania, ministério da Saúde, que está enviando mais de 90 médicos amanhã para a Bahia. O ministério da Defesa, com utilização do Exército, Marinha e Aeronáutica, que têm ajudado não só na logística, como nos equipamentos", disse João Roma.