Na Casa Civil, Ciro Nogueira será responsável pela articulação política do governo Bolsonaro
Na Casa Civil, Ciro Nogueira será responsável pela articulação política do governo Bolsonaro| Foto: EFE/ Joédson Alves

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta quarta-feira (4) ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. Na pasta, ele será responsável por assumir a articulação política do Palácio do Planalto com deputados e senadores.

Em seu discurso, Ciro Nogueira afirmou que irá trabalhar pela pacificação e defendeu a democracia. "Teria sido mais fácil não enfrentar esse desafio em um momento de tamanhas dificuldades, de tantas críticas e tanta radicalização. Não se trata de uma escolha entre o fácil e o difícil, mas sim entre o certo e o errado. A democracia é liquida e certa. Difícil por natureza, mas é a coisa certa. É por ela que estou aqui e que todos estamos", disse.

Assumindo o posto em meio a crise entre o presidente Bolsonaro e integrantes do Judiciário por conta da PEC do voto impresso, Nogueira afirmou que o Brasil terá eleições em 2022. "Temos agora um período de conduzir as eleições e é o nosso dever preparar o Brasil para as eleições na forma certa. Com a economia certa, vacinação garantida para todos os brasileiros e, princialmente, com os indicadores mostrando que o Brasil está no rumo certo", completou.

Já o presidente Bolsonaro afirmou que a chegada de Ciro Nogueira é uma demonstração de harmonia com o Congresso Nacional. "É uma demonstração de que o governo quer aprofundar a relação com o Parlamento. Executivo e o Legislativo formam quase um só poder. Lamentamos esse momento triste que infelizmente não tem como ser resolvido em curtíssimo prazo, mas quanto melhor nos entendermos, melhorará para 210 milhões de brasileiros", disse Bolsonaro.

De saída da Casa Civil, Eduardo Ramos afirmou que seguirá com o seu trabalho na Secretaria-Geral da Presidência e parabenizou Ciro Nogueira. "Com a sua inquestionável experiencia e elevada capacidade de diálogo em muito agregará ao nosso governo", disse Ramos.