A FAB, e as Forças, tenho certeza, se manterão dentro de sua destinação constitucional. Não tomarão partido, a política não entrará nos nossos quartéis, declarou Baptista Junior.
A FAB, e as Forças, tenho certeza, se manterão dentro de sua destinação constitucional. Não tomarão partido, a política não entrará nos nossos quartéis, declarou Baptista Junior.| Foto: SO Nery/Força Aerea Brasileira/Divulgação

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro do ar Carlos de Almeida Baptista Júnior, afirmou que os militares irão prestar continência a qualquer comandante supremo das Forças Armadas, independente de quem saia vitorioso nas eleições presidenciais deste ano, incluindo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As declarações foram feitas durante entrevista para o jornal Folha de S.Paulo. “A FAB, e as Forças, tenho certeza, se manterão dentro de sua destinação constitucional. Não tomarão partido, a política não entrará nos nossos quartéis”, declarou o comandante.

Ao jornal, Baptista Júnior disse ainda que suas publicações nas redes sociais em defesa do governo do presidente Jair Bolsonaro não se tratam de política partidária. "Como comandante da FAB, sempre ratifiquei a posição apartidária da Força. Uma coisa é falar de política, outra é de política partidária", afirmou.

Em julho do ano passado, juntamente com outros comandantes das Forças Armadas, Baptista Júnior assinou uma nota do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, repudiando as acusações do senador Omar Aziz (PSD-AM) que afirmou, na ocasião em que presidiu a CPI da Covid, que haveria membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo.