insatisfação do presidente com lealdade de Azevedo e Silva forçou mudança no Ministério da Defesa.
Presidente da República, Jair Bolsonaro durante Cerimônia Comemorativa do Dia do Exército, com a Imposição da Ordem do Mérito Militar e da Medalha do Exército Brasileiro.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Após a saída de Fernando Azevedo e Silva, os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica decidiram colocar seus cargos à disposição do novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto. Uma reunião está prevista para o começo da manhã desta terça (30) entre Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica). De acordo com a Folha, os três comandantes querem acompanhar a saída de Azevedo da pasta, demitido pelo presidente Jair Bolsonaro na segunda (29).

A permanência de Pujol é a menos esperada. O general chamou o esforço contra a Covid-19 de maior missão de sua geração e defendeu que militares tinham que ficar fora da política. A escolha, no entanto, é tradicionalmente feita a partir de uma lista apresentada pelo ministro da Defesa ao presidente.