Presidente Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro| Foto: EVARISTO SA/AFP or licensors

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (6) que a compra de seringas está suspensa até que os preços voltem à normalidade. Em uma publicação nas redes sociais o presidente afirmou que estados e municípios têm estoque para o início da vacinação contra a Covid-19.

Na última semana, o Ministério da Saúde conseguiu apenas 7,9 milhões, de um total de 331,2 milhões de unidades, em uma licitação para comprar seringas e agulhas. "Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam e o MS suspendeu a compra até que os preços voltem à normalidade. Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande", escreveu o presidente.

Na segunda (4), entretanto, o governo restringiu a exportação de seringas e agulhas do Brasil. Uma portaria da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) determinou que a venda destes produtos para outros países precisará de uma "licença especial". O governo ainda pediu ao Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) para zerar o imposto de importação incidente sobre seringas e agulhas, que atualmente está em 16%.