Fachada do prédio da Confederação Nacional de Municípios. Entidade pede troca no alto escalão do Ministério da Saúde.
Fachada do prédio da Confederação Nacional de Municípios. Entidade pede troca no alto escalão do Ministério da Saúde.| Foto: Divulgação

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) solicitou, em nota publicada nesta terça-feira (16), pelo que considera como "necessária, urgente e inevitável" troca de comando no Ministério da Saúde, em razão da "angústia e o sofrimento da população que corre aos postos de saúde na busca de vacinas contra a Covid-19". A entidade também afirma que a pasta "tem reiteradamente ignorado os prefeitos do Brasil, com uma total inexistência de diálogo". No documento, ainda, a CNM diz que tem acolhido "relatos de prefeitas e prefeitos de várias partes de país indicando a suspensão da vacinação dos grupos prioritários a partir desta semana, em consequência da interrupção da reposição das doses e da falta de previsão de novas remessas pelo Ministério".

"Foram várias as tentativas de diálogo com a atual gestão do Ministério, entre pedidos de agenda e de informação. A pasta tem reiteradamente ignorado os prefeitos do Brasil, com uma total inexistência de diálogo. Seu comando não acreditou na vacinação como saída para a crise e não realizou o planejamento necessário para a aquisição de vacinas", diz a Confederação. "Todas as iniciativas adotadas até aqui foram realizadas apenas como reação à pressão política e social, sem qualquer cronograma de distribuição para Estados e Municípios. Com uma postura passiva, a atual gestão não atende à expectativa da Federação brasileira, a qual deveria ter liderado, frustrando assim a população do país".