“O segundo ato de Lula” é o título da entrevista da revista Time com o pré-candidato do PT à Presidência do Brasil
“O segundo ato de Lula” é o título da entrevista da revista Time com o pré-candidato do PT à Presidência do Brasil| Foto: Reprodução/Twitter

O conselheiro da Presidência da Ucrânia e representante do país nas negociações com a Rússia, Mykhailo Podolyak, reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra. O petista afirmou à revista norte-americana Time que o líder uraniano, Volodymyr Zelensky, "quis a guerra" com a Rússia. "Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado", disse Lula.

"O ex-presidente Lula da Silva fala sobre a culpa da Ucrânia ou do Ocidente na guerra. São tentativas da Rússia de distorcer a verdade. É simples: a Rússia traiçoeiramente atacou a Ucrânia, a guerra é apenas no território da Ucrânia, a Rússia mata civis maciçamente. Guerra clássica de destruição e ocupação", disse Podolyak em uma postagem no Twitter.

Na noite desta quarta-feira (4), a Embaixada ucraniana no Brasil informou que pretende marcar uma reunião com Lula para esclarecer informações sobre o conflito. A representação diplomática afirmou que o ex-presidente está "mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia".

"A Embaixada planeja solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia", disse a embaixada em nota. A Rússia invadiu a Ucrânia no dia 24 de fevereiro.