lula - vacina - vacinação - obrigatoriedade
A Embaixada da Ucrânia pretende realizar uma reunião com ex-presidente Lula para esclarecer a posição do governo ucraniano sobre a guerra.| Foto: Joédson Alves/EFE

A Embaixada da Ucrânia em Brasília reagiu à declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista americana Time divulgada nesta quarta-feira (4). Na publicação, o petista disse que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é tão responsável pela conflito em seu país quanto o líder russo Vladimir Putin. A representação diplomática afirmou que Lula está "mal informado" sobre a guerra.

A Embaixada deve solicitar formalmente uma audiência "do estimado ex-presidente do Brasil" com o encarregado de negócios da Ucrânia no país, Anatoliy Tkach, informou o jornal O Globo. A intenção do encontro é esclarecer a posição do governo ucraniano a respeito da guerra. "Às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin", disse Lula em um trecho da entrevista.