Coordenador da campanha de Baleia diz desconhecer mobilização por voto online
| Foto:

O deputado Isnaldo Bulhões Junior (MDB-AL), coordenador da campanha de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara, afirmou que "não foi apresentado nenhum outro formato" para a votação que escolherá o novo comandante da casa. "É muito difícil opinar onde não há nenhuma ideia. A princípio eu defendo o presencial", disse.

O sistema de votação entrou no foco das discussões sobre a sucessão na Câmara após o atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), sugerir que a eleição interna possa ter também votos a distância. Câmara e Senado adotaram protocolos para sessão remota desde o início da pandemia de coronavírus.

Apesar de os sistemas online terem sido bem-sucedidos nas duas casas, a votação para a escolha do comando da Câmara não tem sido vista com bons olhos por muitos parlamentares. Na avaliação de alguns deputados, isso poderia interferir nas articulações que influenciarão no voto dos congressistas. O presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI), se posicionou contra a votação remota. "Mesmo sob pandemia, milhões de eleitores foram às urnas. Senadores tb irão votar presencialmente. Causa estranheza, no mínimo, Rodrigo Maia defender eleições remotas para seu sucessor na Câmara", escreveu em seu perfil no Twitter. Nogueira é colega de partido de Arthur Lira (PP-AL), o principal adversário de Rossi até o momento.