O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que o grupo que mais precisa de proteção contra o coronavírus nesse momento são os idosos.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, diz que o grupo que mais precisa de proteção contra o coronavírus nesse momento são os idosos.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, considerou precipitada a decisão do Distrito Federal de suspender aulas e eventos fechados por causa do risco de coronavírus. Segundo ele, o grupo que mais precisa de proteção nesse momento são os idosos e há risco de que os alunos sem aula fiquem na casa dos avós, por exemplo. "O efeito pode ser o oposto e daqui uma semana comece uma transmissão sustentada", afirmou. Apesar de reconhecer que essa é uma decisão que cabe aos governos estaduais, a suspensão de aulas não é uma medida recomendada pelo Ministério da Saúde, neste momento, segundo Mandetta. A paralisação nas escolas públicas e privadas do DF deve deixar em casa cerca de 500 mil alunos.