cpi-covid
Senadores Randolfe Rodrigues e Omar Aziz na CPI da Covid.| Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A CPI da Covid aceitou adiar o depoimento de Francisco Maximiano, presidente da Precisa Medicamentos. A comissão deveria ouvir o empresário na próxima semana, quando retoma os trabalhos. Porém, Maximiano afirma que está em viagem à Índia. A Precisa participou da negociação de compra da vacina indiana Covexin pelo governo federal. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

A defesa do executivo solicitou à CPI que o depoimento seja remarcado para o dia 10 de agosto. A comissão ainda não definiu uma nova data. Maximiano teria viajado no último domingo (25) e só deve voltar ao Brasil no dia 9 de agosto.

O vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), considerou a possibilidade de pedir a prisão preventiva ou a condução coercitiva de Maximiano por obstruir as investigações. No entanto, o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), ressaltou que as sanções não podem ser aplicadas, porque ele viajou um dia antes de ter sido oficialmente convocado. O colegiado deve ouvir na próxima terça-feira (3) o reverendo Amilton Gomes.